Ação

1 Action

O nosso valor?

Mel, Abelhas e PAM (Plantas aromáticas e Medicinais). Mas vai para além disso!

O que fazemos?

Desenvolvemos ações no Norte de Portugal, região do Minho, em três áreas principais: Apicultura, Serviços Educativos e Melhoramento de Sistemas de Produção Agrícola.

O que queremos na Apicultura?

Produzir mel de qualidade através de processos cada vez mais simples e livres de químicos. Da mesma forma, queremos o melhor para as nossas abelhas. Como?

  • Trabalhando continuamente para o bem-estar dos enxames;
  • Utilizando e optimizando técnicas mais limpas e eficazes no manuseamento dos enxames;
  • Assegurando o ecossistema local das nossas abelhas o mais protegido possível;
  • Apurando as melhores técnicas de criação da abelhas-rainha, a origem de todo um enxame, sem afetar o funcionamento das colónias;
  • Preservando a variabilidade genética das diferentes rainhas.

Tudo junto, traduz-se em abelhas mais saudáveis, processos mais eficientes, mais mel disponível e de qualidade quer para as abelhas, quer para nós, ou seja, num ecossistema mais sustentável!

Serviços educativos, para quê?

Vivemos num mundo em constante mudança, mas é essencial preservar determinados costumes e conhecimentos como os ecossistemas locais. Como? Envolvendo a comunidade local na proteção da sua identidade. Pretendemos:

  • Envolver as escolas e outras entidades educativas no conhecimento do admirável mundo das abelhas;
  • Promover ateliers e outras ações para ensinar aos mais novos a importância da existência das abelhas na agricultura e não só.
  • Demonstrar que não é necessário temer as abelhas, aprendendo a conhecê-las. É possível viver em harmonia com enxames perto de uma habitação.

Acreditamos que é essencial que os mais novos compreendam a importância das abelhas para a “nossa” própria sustentabilidade.

Porquê melhorar Sistemas Alternativos de Produção Agrícola?

As abelhas ajudam os agricultores nas suas produções através de um eficiente serviço de polinização. Serviço esse gratuito! Seria impensável não contar com a contribuição dos agricultores na defesa dos nossos enxames e do ecossistema local do qual fazem parte. Desta forma, abelhas e agricultores conseguem trabalhar no mesmo espaço e no mesmo momento, em perfeita harmonia. Contamos com eles para adoptarem as melhores práticas agrícolas para o solo, ar e água.  Pretendemos:

  • Motivá-los na implementação de práticas de agricultura biológica e permacultura
  • Ensinar-lhes técnicas agrícolas igualmente eficazes e "amigas do ambiente e das abelhas" de forma a tirarem o máximo rendimento das suas terras de forma sustentável.